Montagem de painel - Introdução (informações do site zerguieletric)

04/09/2012 19:29

 

montagem de quadros de comando ou de força, para máquinas ou dispositivos.
 
O que significa “quadro de comando” ou “quadro de força” ou “painel elétrico”?
Imagine que você queira utilizar o elevador de um prédio, para deslocar-se até um determinado andar.
Quais os procedimentos?
Apertar o botão de chamada (para subir ou para descer).
Se o elevador estiver parado naquele andar haverá uma lâmpada acesa indicando o número (ou letra) do pavimento. A luz do botão que você apertou se acende. Se o elevador estiver em outro andar, o motor é colocado em movimento, até chegar ao que você se encontra.
A porta se abre. Você entra no elevador. Tem iluminação acesa. Se estiver calor poderá ter ventilador ligado.
Depois de um tempo a porta se fecha, automaticamente. Se você colocar a mão ou a perna no local onde há o feixe do sensor, a porta se abre novamente.
Você aperta o botão para o pavimento desejado. Aquela luz se acende. O motor é ligado e o elevador se põe em movimento, primeiro em velocidade reduzida e logo em seguida (dependendo do edifício) em velocidade mais rápida.
Antes de chegar ao andar solicitado o motor tem sua velocidade reduzida, até que dá um pequeno solavanco; é acionado o freio para que o elevador não desande (caia), assim que o motor for desligado.
A luz do andar se apaga, a porta se abre, você sai e logo em seguida a porta se fecha.
Quem costuma utilizar elevadores costumeiramente, conseguiu visualizar cada etapa.
Mas como é que tudo isso acontece, se você apenas apertou o botão de chamada e indicou o pavimento desejado?
É aí que entra o quadro de comando e o de força. São vários relés, contatores, chaves fim de curso, sensores, lâmpadas, centenas de metros de fios, de várias bitolas, fusíveis, componentes eletrônicos, etc. Tudo interligado, combinado, projetado, para possibilitar o funcionamento do elevador, descrito acima. (*)
O quadro de comando, pois, seria o “cérebro” elétrico, que ao receber determinada “solicitação” (o apertar de um botão), indica exatamente a sequência correta de ações elétricas.
O quadro de força é onde estão os componentes que controlam diretamente as cargas de potência, como os motores elétricos, freios, resistências para aquecimento, etc.
O painel elétrico poderia ser chamado como o conjunto agregado em uma só caixa, ou armário, dos componentes para comando e força.
Na foto dessa postagem, encontra-se um painel elétrico que eu montei em 1979, para o funcionamento de uma calandra de borracha. Essa máquina foi enviada para Santo Amaro, na Grande São Paulo, na época. Mais tarde, quando eu fui transferido do setor de montagem de painéis para o da assistência técnica, eu liberei a máquina para o cliente da empresa em que eu era funcionário.
Esse painel, no lado esquerdo e no do meio, mostra o abrigo dos componentes para o comando da máquina, o controle eletrônico do variador de velocidade do motor principal, placa eletrônica do freio, proteções e contatores de motores auxiliares.
 
No lado direito encontram-se os componentes para o acionamento do motor de 125 CV. Esse conjunto de materiais elétricos é chamado de chave auto-compensadora automática.
 
(*) Todos os termos técnicos constantes nessa explanação serão explicados posteriormente.